O número de pessoas com depressão cresce a cada ano. É preciso derrubar preconceitos e buscar ajuda especializada. Nas próximas duas décadas, a depressão deverá se tornar a doença mais comum no mundo, superando problemas de saúde como o câncer. É o que estima a Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta: cerca de 121 milhões de pessoas sofrem com o problema dessas, 17 milhões estão no Brasil.
Porque buscar ajuda!Apesar de atingir um grande número de pessoas, os preconceitos em torno do problema ainda são muitos. Diferente de uma tristeza passageira, a depressão não consegue ser curada com medidas simples como um passeio com os amigos.
Existem várias situações em que nos sentimos tristes. A tristeza é um sentimento profundo e intenso, porém, todos nós possuímos defesas contra esse sentimento, que costuma ser passageiro. Já na depressão, o sentimento de tristeza permanece por pelo menos duas a três semanas e pode prejudicar diversos setores da vida.
Quando o sentimento é persistente e tarefas rotineiras se transformam em grande dificuldade, é preciso buscar ajuda especializada. O psicólogo ou psicanalista proporcionará uma escuta sobre as questões envolvidas na causa da depressão e, assim, será possível buscar um modo diferente de lidar com suas questões A depressão ou transtorno depressivo é uma doença psíquica que afeta o sistema nervoso central, alterando o humor e a maneira da pessoa lidar com sentimentos diversos relativos à afetividade.
A maior parte dessas vítimas são mulheres que, diante das pressões sociais do mundo moderno, a competitividade e conciliação de vida pessoal e profissional, acabam ficando mais expostas a doenças.
Diversos fatores podem contribuir para que a depressão se desenvolva e estão ligados fatores genéticos ou hereditários, ambientais ou psicológicos.
Fatores que ajudam a desencadear a depressão- Separações
- Traumas de infância
- Traumas provocadas por doenças graves
- Uso de drogas (dependência química)
- Entre os inúmeros sintomas alguns são mais frequentes e comuns a todos os paciente.
- Tristeza constante
- Idéias suicidas
- Insegurança
- Angustias e medos infundados
- Irritabilidade
- Cansaço
- Pressões sociais
- Sono irregular com grande sonolência durante o dia e insonia a noite
- Desinteresse total pela vida
Em casos mais graves de depressão, algumas pessoas perdem o emprego, abandonam os estudos e se excluem de seu circulo social, vivendo a margem de tudo e de todos, costumam ter manias de perseguição, achando que tudo a sua volta oferece grande perigo e que sempre é o alvo.
O tratamento da depressão consiste na combinação de antidepressivos e psicoterapia,um trabalho feito em parceria entre um psiquiatra e um psicólogo.